sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CURIOSIDADES

De onde vem a Cãimbra?
Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna. “Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa”. A solução é contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãimbra for na barriga da perna, por exemplo, basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direção à canela.

É verdade que Orelhas e Nariz Crescem quando Envelhecemos?
Não.
O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade. “A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele”, afirma o geriatra Clineu Almada. “Assim, o tecido ‘cai’ dando a impressão de que o órgão cresceu”.

STRESS – Seu verdadeiro significado
A palavra stress em inglês deriva do latim stringere, que significa apertar. A reação do stress é uma resposta primitiva a uma situação perigosa ou ameaçadora, que é de dificil controle.

Faz mal estalar as articulações? Engrossa as juntas?
Se for feito nas mãos ou nós pés não há problema. Ao contrário do que muitos pensam esses movimentos não “engrossam” os dedos, mas deve-se tomar cuidados com as costas – coluna, pois neste local pode ocorrer uma distensão neural (nervo), alerta o ortopedista Sérgio Nicoletti, do Hospital Central de São Paulo. O estalo que ocorre é provocado pela pressão na folga existente entre os encaixes dos ossos, que ficam com acúmulo de ar. Mas não exagere, pois pode se tornar um vício, e um vício sempre será prejudicial.
Aparência das unhas pode revelar doenças
Você sabia que as unhas podem ajudar a diagnosticar doenças?
Alterações na coloração e no formato podem indicar disfunções hormonais e problemas vasculares.
Para os homens - que não costumam pintar as unhas - é mais fácil identificar as mudanças.
Uma professora com doença na tiróide relata que o médico começou o diagnóstico ao observar as unhas. “Ele olhou que minhas unhas ficavam rachadinhas, todas as unhas rachadinhas, pé e mão e que era um dos sintomas do hipotiroidismo”, diz Edinéia.
As unhas fracas de Elza acusaram alterações típicas da menopausa. “Ele me examinou e descobriu que era um problema hormonal, fiz os exames e comprovou isso mesmo”, diz Elza Arlinda, bióloga.
De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Unhas com aumento da curvatura podem ser provocadas por doenças pulmonares. As marcas de estrias brancas estão relacionadas às alterações na tireóide e a coloração marrom pode ser sinal de câncer de pele.
“A unha é uma lâmina transparente que mostra alterações vasculares. Essas alterações podem advir de órgãos como pulmão por diminuição da oxigenação, de órgãos como rim e de órgãos como o fígado, com alterações nas proteínas que mostram pela lâmina”, explica a dermatologista Robertha Nakamura.
Uma parte tão importante do corpo merece cuidados especiais. No salão de beleza o ideal é evitar retirar totalmente a cutícula, que é uma proteção contra bactérias e fungos. O esmalte de cor escura não fortalece as unhas. “O esmalte vermelho, o que ele pode causar de alteração é impregnar a unha com uma tonalidade mais forte. Então a longo prazo quando você vai retirando o esmalte a sua unha fica amarelada”, diz a dermatologista Robertha Nakamura.
As unhas apenas ajudam a diagnosticar algumas doenças, só mesmo um especialista poderá confirmar se o paciente tem um problema de saúde.

Benefícios do alho
O alho é originário da Ásia Central, e desde do ano de 1.500 suas propriedades medicinais já eram conhecidas em diversos países. Na antiga China e na Índia era utilizado para diminuir a coagulação sangüínea, e no Egito e na Grécia era considerado afrodisíaco. No século XIX Luis Pasteur, grande químico francês, demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho.
Muitas pesquisas enfocam os efeitos do alho no colesterol e na pressão arterial e indicam que a alicina, uma substância química que se forma quando ele é esmagado e confere o seu odor característico, reduz os níveis de colesterol e promove a diminuição da pressão arterial.
Parte da alicina é rapidamente degradada em outros compostos sulfúricos, como o ajoeno, que também pode ter propriedades medicinais.
Os benefícios do alho podem ser atribuídos a sua ação antioxidante, combatendo os radicais livres, sendo esses altamente reativos, prejudicando a estrutura celular e o funcionamento normal do metabolismo da célula.
O alho torna menor a agregação das plaquetas (as células envolvidas na coagulação sangüínea) e a sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a chance de um infarto do miocárdio.
Dissolve as proteínas formadoras de coágulo, que podem afetar o desenvolvimento da placa aterosclerótica. Além disso, reduz discretamente a pressão sanguínea, principalmente graças à sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue.
Pesquisas indicam que o alho contém potencial anticancerígeno. Acredita-se que o consumo diminui o risco de câncer de cólon no ser humano. Além disso, as pesquisas em animais de laboratório mostraram que ele ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de ajudar a prevenir o câncer do cólon e do esôfago.
A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde segundo médicos alemães são de 4 gramas, ou o equivalente a 2 dentes, diariamente, para tratar da hipertensão ou do colesterol elevado.
Algumas pessoas, no entanto, desenvolvem azia (pirose), gases intestinais e diarréia quando tomam doses altas de alho.
Fonte: Site Médico

Benefícios do vinho tinto
Estudos demonstram que o vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade, possui poder anti-cancerígeno e pode até proteger fumantes contra os efeitos danosos do cigarro, seja um raro “Chateau Petrus” ou uma versão barata de mesa.
Demonstrou-se que o consumo moderado de etanol produz efeito cardioprotetor, principalmente pelo aumento nos níveis de colesterol HDL, pois remove o excesso de colesterol do plasma sangüíneo até o fígado para serem sintetizados em suco biliar e posteriormente eliminados do organismo.
O vinho tinto, além de conter etanol, é rico em polifenóis ou compostos fenólicos, que estão presentes nas cascas e nas sementes das uvas vermelhas e possuem atividade antioxidante. No processamento de vinhos brancos não há contato direto com a casca da uva, o que justifica a escolha pelo vinho tinto.
Os polifenóís trabalham sobre a produção de uma proteína, a endotelina-1, associada a doença cardíaca. Os extratos de vinho tinto de fato inibem a síntese de endotelina-1, que faz com que os vasos sangüíneos se contraiam. Também inibem a formação de óxidos de colesterol, produtos da oxidação de LDL, um dos principais fatores desencadeantes da aterogênese.
A agregação plaquetária, outro importante fator de risco para coronariopatias, é inibida pelo resveratrol e pelos flavonóides quercetina e catequina, compostos fenólicos presentes em vinhos tintos.
A ingestão de vinho tinto diminui os danos arteriais causados pelo tabagismo. Os pesquisadores ressaltam que o consumo regular de vinho tinto não prova atenuar os danos promovidos pelo consumo crônico do fumo.
O uso do vinho tinto principalmente pelo seu efeito cardio-protetor, é muito válido para aqueles indivíduos insistentes quanto ao uso de esteróides anabólicos, pois com o uso destas drogas, observa-se uma diminuição bastante acentuada nos níveis de HDL colesterol.
Entretanto, o uso regular de vinho tinto ou de qualquer outro alimento com propriedades funcionais, não exclui os riscos que estes fármacos expõem seus usuários.
O consumo de uma ou duas taças de vinho tinto por dia, seria o ideal, logo os efeitos benéficos acima mencionados são verificados quando realiza-se um consumo moderado de vinho tinto.
A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, até mesmo do vinho tinto, induz a inúmeros agravantes à saúde.
SE BEBER NÃO DIRIJA
Waldemar Marques Guimarães Neto/ Professor de Educação Física - CREF 004810-G/PR. Rodolfo Anthero de Noronha PeresNutricionista – CRN3/16.389

Nenhum comentário: