sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

GRAVIDEZ

O que Fazer e o que não Fazer durante a gravidez


O QUE FAZER
01. Estar sempre calma e tranqüila.
02. Todo final de dia, posicionar as pernas para cima (apoiando toda a perna), durante 20 minutos e realizar exercícios com o tornozelo.
03. Caminhar sempre que puder.
04. Usar sutiã.
05. Massagear os seios para estimular a formação de bicos.
06. Realizar 150 contrações de períneo por dia.
07.Cuidar bem da alimentação. A alimentação deve ser variada e em quantidade moderada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, e pobre em gorduras e hidrato de carbono.
08. Dormir 08 horas diárias.
09. Treinar respirações (Rápida e lenta).
10. Adotar sempre uma postura alegre.
11. Realizar relaxamento diariamente.
12. Manter um controle periódico da gravidez pelo obstetra.


O QUE NÃO FAZER
01. Esporte e/ou exercícios violentos.
02. Trabalho excessivo (horas extraordinárias).
03. Viagens longas e pesadas.
04. Super alimentação (não deve comer por dois).
05. Não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas.
06.Não acreditar em "mexericos de comadre" nem em crendices supersticiosas sobre o parto.
Lembre-se: Gravidez não é doença, procure o que você pode ou não fazer com Dr. Eduardo Galleto!
Fonte: www.eduardogalletto.com.br

Dicas para engravidar
As relações devem ser feitas durante o período fértil e um dia sim e outro não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 11º e 14º dia do ciclo menstrual, lembrando que o primeiro dia da menstruação é contado como dia 1.
Deve-se evitar o uso de cremes vaginais durante o período fértil, pois isso dificulta a locomoção dos espermatozóides.
Se a mulher deixar seu parceiro muito excitado antes da relação, fará com que ele ejacule com maior intensidade, aumentando assim, o volume de esperma.
A mulher deve procurar não fazer limpeza vaginal e nem urinar logo após o ato sexual, pois isso diminui a quantidade de espermatozóides em sua vagina.
Após o ato sexual, a mulher deve ficar com as pernas elevadas por no mínimo meia hora. Isso fará com que os espermatozóides encontrem com maior facilidade o colo do útero, e conseqüentemente evita a perda de esperma pela vagina.
Alimente-se melhor para poder engravidar. Cerca de 12% dos casos de infertilidade são resultado de mulheres que pesam muito ou pouco. Ingerir mais frutas frescas e hortaliças, proporcionam, com menos calorias, os nutrientes que o corpo necessita para engravidar.
Elimine o álcool, que pode ter efeitos nocivos à concepção e ao feto. Os transtornos da alimentação, como anorexia, bulimia ou ingestão compulsiva podem prejudicar as probabilidades de engravidar. As dietas muito rígidas ou excessivamente restritivas podem ser nocivas à fertilidade.
Melhore sua aptidão física. Há indícios de que o exercício moderado pode ajudar a engravidar, já que ajuda a reduzir a gordura corporal, que mantém uma clara conexão com os hormônios e a fertilidade. Cerca de 30% do estrogênio vem das células adiposas; logo, se há pouca gordura ou em excesso, pode-se alterar o equilíbrio hormonal, diminuindo as probabilidades de concepção.
O exercício moderado e regular pode queimar o excesso de gordura, reforçando sua fertilidade, sua saúde cardíaca e seus níveis de energia. Se nunca fez exercícios, comece gradualmente para tentar fazer com que a atividade física torne-se parte da rotina diária.
Depois, poderá adotar uma rotina de exercício regular. Trinta minutos ao dia, 4 ou 5 dias por semana, pode fazer uma diferença em seus níveis de gordura. Cuidado com os excessos, o exercício excessivamente vigoroso também pode afetar sua fertilidade. Os exercícios de baixo impacto são ideais, como caminhada.
A melhor posição sexual para ficar grávida é aquela que os espermatozóides são depositados o mais próximo possível do colo uterino da mulher. Os especialistas recomendam evitar sexo em posições contrárias à gravidade, já que diminui a probabilidade de os espermatozóides cheguem ao colo do útero.
Evite fazer sexo sentada, de pé ou por cima do homem. Uma posição ideal é a do homem por cima da mulher, porque ela permite que a penetração seja mais profunda. Outro modo de aumentar a exposição do colo aos espermatozóides, é manter relações deitados, um ao lado do outro. Há estudos que sugerem que o orgasmo feminino é importante, porque as contrações que o acompanham podem ajudar a levar os espermatozóides para mais perto do colo.
Essas são algumas dicas que aceleram o processo para engravidar, mas o mais importante é relaxar, curtir o momento e deixar a ansiedade de lado.
Fonte: www.gravidaemcampinas.com.br

Manual da Gestante
A gravidez provoca grandes mudanças na vida da mulher, seu corpo muda, seus sentimentos também. Felicidade, ansiedade e temores se misturam às dúvidas mais comuns sobre a gravidez.
A primeira providência a ser tomada é iniciar o quanto antes o pré-natal. O obstetra realizará um exame físico completo e irá solicitar uma série de exames laboratoriais, dependendo de cada caso. Geralmente, os exames iniciais constam de:
- Hemograma completo, para determinar se há anemia;
- Tipagem sanguínea e fator Rh;
- Exame de urina, pois a mulher grávida está sujeita a infecções urinárias pela compressão do útero sobre a bexiga e pelas mudanças hormonais;
- Sorologias, de acordo com cada caso, como VDRL, anti-HIV, sorologia para toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, entre outras;
- Glicemia de jejum;
- Ultra-sonografia no primeiro trimestre, para determinar com precisão a idade da gestação.
Consulta de Pré-Natal
A gravidez é um período normal da vida da mulher, não devendo ser considerado como uma doença. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados nessa fase da vida, para garantir uma gestação saudável para a mãe e para o bebê. O objetivo do pré-natal é detectar alterações relacionadas ou não à gravidez.
Após a primeira consulta, realizada de preferência nos três primeiros meses da gravidez, as demais consultas são mensais até 36 semanas da gestação. A partir dessa época, as consultas podem ser quinzenal ou mesmo semanal, de acordo com a necessidade de cada caso. A gravidez avança até 40 semanas, podendo chegar em alguns casos até 42, desde que haja um controle rigoroso semanal.
É importante que a gestante cumpra as recomendações médicas e não se guie pelas crenças populares ou por conselhos de amigas ou parentes, pois a medicação que foi boa para uma paciente nem sempre pode ser usada para todas as pessoas. Essa é a função do obstetra: determinar o melhor acompanhamento para a gestante e o bebê.


Alimentação
A alimentação e o peso da mãe podem influenciar tanto a ela própria quanto ao bebê. O estado nutricional antes da gravidez é importante, uma vez que a freqüência de recém-nascidos com baixo peso é maior naquelas mães com baixo peso antes da gestação e com pouco aumento de peso durante a gravidez.
Por outro lado, a obesidade predispõe a complicações durante a gravidez e o parto, doenças como hipertensão e diabetes gestacional podem ser mais encontradas nessas pacientes.
Ambos tipos de pacientes devem estabelecer junto ao médico o tipo de alimentação necessária, e não realizar regimes alimentares por conta própria.
Não existe um valor pré-determinado de aumento de peso durante a gravidez. Geralmente considera-se para as gestantes com peso adequado ao engravidar que seu ganho seja entre 9 e 13Kg; para aquelas com baixo peso ao engravidar, os quilos que faltam para o peso normal mais o valor citado acima. Nas gestantes acima do peso, cada caso é avaliado em particular.
A dieta ideal deve ser individualizada para cada gestante; entretanto, uma média de 2.300 calorias/dia pode ser considerada como ideal. Os alimentos mais indicados para uma gestante são as proteínas, tanto de origem animal (carnes vermelhas, miúdos, ovos, peixes) quanto vegetal (feijão, grão de bico, lentilhas, ervilhas).
Leite e derivados são importantes pelo seu alto conteúdo de cálcio, fósforo e vitamina D, além de sais minerais como zinco, ferro e magnésio. Frutas e verduras são essenciais pela grande quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras, podem ser consumidas tanto frescas quanto congeladas, entretanto o cozimento exagerado diminui o conteúdo de vitamina C.
Os farináceos fornecem os carboidratos necessários, e a gordura é encontrada no leite, queijo, carnes e ovos. As gorduras puras encontram-se no óleo, manteiga, margarina e maionese, seu consumo deve ser moderado.
Recomenda-se preferir os alimentos frescos aos enlatados ou frituras. Evitar gorduras em excesso, alimentos defumados, salgados ou apimentados. Os alimentos com grande conteúdo de fibras, como as verduras e frutas, favorecem o funcionamento do intestino e melhoram a obstipação, tão comum na gravidez, pelas mudanças hormonais e pela compressão que o útero causa sobre o intestino. O consumo de refrigerantes deve ser diminuído.


Exercícios
Caminhadas, natação, hidroginástica, desde que realizados com moderação, são atividades que permitem que a gestante se exercite com segurança. Entretanto, as gestantes não têm a mesma reserva energética das não grávidas, podendo estar sujeitas ao cansaço físico de forma mais precoce durante a atividade física.


Sonolência
Nos três primeiros meses da gravidez a mulher tende a sentir-se cansada e com sonolência excessiva, devido às grandes mudanças hormonais. Assim, procure dormir pelo menos 8 horas por dia. Após o terceiro mês, a grávida começa a ter mais ânimo, até que o aumento de peso, as mudanças posturais e o aumento de volume abdominal provoquem novamente a sensação de cansaço.


Náuseas e Vômitos
As náuseas e os vômitos são bastante freqüentes na gestação, especialmente nos primeiros meses. São devidos aos próprios hormônios da gravidez. Uma forma de evitá-los é comer alimentos leves em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. Em alguns casos os enjôos são tão intensos que podem causar uma perda de peso e desidratação. Nesses casos, seu médico irá orientá-la quanto ao tratamento mais adequado.


Varizes e Hemorróidas
Varizes e hemorróidas também podem ser observadas durante a gestação. Estas podem surgir durante a gravidez ou piorarem, se já existiam antes. Para prevenir o aparecimento de varizes recomenda-se evitar o aumento exagerado de peso, praticar exercícios e não permanecer muitas horas em pé.
As hemorróidas surgem, pois o útero aumentado de volume impede a circulação do sangue das pernas até o coração, provocando a dilatação desses vasos sanguíneos. A obstipação também contribui para o aparecimento das hemorróidas, devendo ser evitada.


Estrias
As estrias são causadas por uma distensão exagerada da pele. Uma vez instaladas são de difícil tratamento, pois são cicatrizes que se formam na pele. A gestante tem grande facilidade para o surgimento no abdômen, quadris e seios. A hidratação da pele e o uso de óleo de amêndoas e o controle do aumento de peso ajudam na prevenção do problema.


Fluxo Vaginal
Observa-se um aumento no fluxo vaginal durante a gravidez, também devido ao aumento dos hormônios. O colo uterino produz uma secreção aumentada de muco que é responsável pela sensação de umidade vaginal. Mudanças na coloração desse muco, ou alterações como coceira vaginal ou odor fétido devem ser comunicadas ao médico para que providencie o tratamento correto.


Comunique seu Médico
Durante a gravidez, uma série de mudanças podem ocorrer. Por esse motivo, e para tirar todas as dúvidas, não deixe de comparecer a todas as consultas. Além disso, comunique o médico se ocorrer:
- sangramento vaginal
- dores abdominais
- perda de líquido
- diminuição dos movimentos fetais
Fonte: www.feliccita.com.br/ManualGest.htm

Nenhum comentário: